O projeto veio para ficar. Os trabalhadores em educação de Juazeiro participaram na noite desta terça-feira (08) do lançamento do projeto ‘Musicalizando e Cantando com a APLB’ que aconteceu no auditório da entidade com a presença de professores já inscritos e animados para a nova empreitada.
Durante a apresentação os professores falaram do sonho de tocar um instrumento ou aprender as técnicas do canto pela primeira vez. E foi com música que o projeto foi lançado em meio a um ambiente descontraído e regado a uma apresentação musical que foi acompanhada pelos professores presentes que cantaram as músicas animando a noite que não poderia deixar de ser festiva.
Com aulas de Canto Coral e Violão Popular, o projeto é oferecido aos trabalhadores em educação associados ativos e aposentados. As aulas vão acontecer em dias alternados sempre à noite e o objetivo não é apenas proporcionar a descoberta da arte em cada profissional, mas integrar os associados e seus familiares em um ambiente de aprendizado leve e descontraído.
O diretor da APLB Sindicato Gilmar Nery explica que a APLB tem oportunizado ao longo dos anos várias vertentes trazendo cursos como inglês, espanhol, dança e libras. “Dessa vez queremos dar uma apimentada com a música que enriquece a alma e destrava as tensões. Esperamos formar pessoas no Canto Coral inclusive que possam se apresentar em nossos eventos. O Violão Popular é algo novo que também esperamos formar pessoas e ao longo de um curto espaço de tempo estarem apresentando os primeiros acordes. Vamos trazer outras formas de oferecer mais opções aos nossos associados”.
Gilmar faz questão de ressaltar que o professor do projeto é amigo de longas datas. “Foi ele que nos trouxe esse projeto. A música vem para preencher o tédio e com a aproximação da aposentadoria, procuramos opções variadas para não ficar parado. Para mim a marcenaria e a música, para nossos professores agora a música através dos cursos. A APLB tem uma equipe sensacional que vem cuidando do projeto com carinho”, enfatiza.
Animada para o início das aulas, a professora aposentada Dionária Ana Lopes Pin não vê a hora de entrar em contato com um universo ainda novo para ela. “Espero contribuir para ver se tenho condições de cantar como gostaria. Até então só tenho cantando de maneira informal entre amigos, mas agora vou entrar em contato com os conhecimentos da música. Gosto de música, é divertido e traz alegria. Vale a pena conferir e participar com uma turma boa e animada”.
O professor Paulo Dias se inscreveu na aula de violão e espera aprender muito e poder desenvolver a técnica. “Vou me dedicar, pois sou uma pessoa que gosta muito de música, de cantar, de percussão. Esse é o primeiro curso que faço pela APLB e fiquei feliz em encontrar muitos amigos com a mesma ideia durante o lançamento do projeto”, afirmou o professor do município de Juazeiro que já está há 30 anos na atividade.
As aulas serão conduzidas pelo professor de música Paulo César de Oliveira que tem vasta experiência e reconhecimento pelo seu trabalho em Juazeiro. “Quero agradecer a APLB pela confiança no meu trabalho e todos que apoiaram o projeto. Esse é um projeto confiável, viável e a maioria dos alunos me conhece. Cada curso tem uma vertente e não exige experiência. Parabenizo a todos por disponibilizarem seu tempo ao aprendizado de algo novo”, afirma.
A APLB pensa em sua função social e no aspecto qualitativo da vida do público alvo desse projeto acreditando que o gosto pela música vai fazer os cursos acontecerem prazerosamente.
Ascom/APLB