Com o início do ano letivo de 2024 já em pauta, a direção da APLB Sindicato em Juazeiro aproveita a oportunidade para desejar a todos os trabalhadores em educação do município e do Estado um bom retorno ao ambiente de trabalho esperando que esse ano que se inicia seja de novos caminhos e conquistas para a categoria que se esforça no sentido de sempre proporcionar uma educação de qualidade a todos os estudantes.
Os professores estão encerrando seu recesso, suas férias, e voltando ao trabalho com as baterias carregadas. A APLB espera que, com esse retorno, todos possam dar continuidade ao desenvolvimento da educação sem perder de vista a luta da categoria, principalmente nesse momento em que as prefeituras estão recebendo recursos que eram aguardados e chegaram praticamente dobrados da complementação da União. Lembrando que o município de Juazeiro está incluído e quase que dobrou a receita para esse mês.
“O recurso que antes era em torno de R$ 22 milhões, passou para R$ 46 milhões. Então os municípios não terão desculpa para deixar de atender a data base do mês de janeiro para reajuste do piso com percentual de 3,62% que foi anunciado e nós consideramos muito baixo. Estamos solicitando a recomposição da inflação do ano anterior já que o piso baixou bastante após o calote dado pelo então presidente Jair Bolsonaro no ICMS dos Estados com diminuição no valor do combustível no intuito de ganhar a eleição. O reflexo dessa desoneração está vindo agora em forma de um reajuste pequeno na cesta de impostos que compõe o reajuste do Fundeb. Esperamos que todos os municípios possam começar as negociações e dar um reajuste justo e à altura dos profissionais de educação nesse mês de janeiro”, explica o diretor da APLB Sindicato em Juazeiro, Gilmar Nery.
A lista com os valores de cada município baiano a receber os recurso do Fundeb pode ser vista através do link https://www.cnm.org.br/storage/noticias/2023/Links/Complementacao_Fundeb_2024/BA.pdf
Nesse momento de retorno ao trabalho dando início às atividades do ano de 2024, a direção da APLB Sindicato renova o compromisso de estar sempre atento à luta e do lado dos trabalhadores em educação. A entidade estará presente na abertura do ano letivo atendendo ao convite feito pelo município e que acontece nesta quarta-feira (01) na Chácara Bouganville às 17h e também o convite do NTE-10 que fará a abertura do ano letivo estadual reunindo os profissionais no Colégio Rui Barbosa também nesta quarta-feira às 9h.
Ascom/APLB